Teva Indices cria índice para primeiro ETF de tecnologia da bolsa brasileira

07/10/2021

Em menos de um mês do começo das negociações, o ETF TECB11, já conta com 3.000 cotistas

São Paulo, 7 de outubro de 2021 - Pioneira no Brasil em prover índices para ETFs (Exchange Traded Funds), a Teva Indices anuncia nesta quinta-feira o primeiro índice de empresas de tecnologia do país. O Índice de Ações Tech Brasil seleciona todas as companhias brasileiras de tecnologia e tem seu desempenho replicado pelo TECB11, fundo gerido pela Magnetis. O ETF, em negociação na B3 desde o início deste mês, permite exposição ao setor de maneira simples e diversificada através de um único ativo.

O índice reflete o retorno total de preços e proventos de uma carteira composta pelas empresas de tecnologia brasileiras ou com parte relevante de suas atividades no Brasil e tem o objetivo de replicar com precisão o comportamento de um dos setores que mais cresce no país e no mundo.

A carteira é composta por 25 empresas locais e BDRs de empresas de tecnologia. Entre as companhias estão Stone, Mercado Livre, Magazine Luiza e Banco Inter e outras empresas com exposição a diferentes áreas do setor de tecnologia, como financial deepening (serviços financeiros e intermediação financeira), e-commerce e produção e comercialização de software, hardware e equipamentos de tecnologia.

A vantagem de um ativo baseado no Índice de Ações Tech Brasil, como faz com exclusividade o TECB11, é permitir ao investidor capturar o “gap” existente entre a valorização do setor de tecnologia e a média do mercado. Isso porque o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira tem apenas 1,2% de sua composição de empresas de tecnologia.

São elegíveis para o Índice de Ações Tech Brasil ações, units e BDRs listadas na B3 com restrições para o volume de negociação, capitalização de marcado e free float.  Cada empresa pode ter uma participação máxima de 20% na careira teórica. O rebalanceamento é trimestral e critérios de Governança Corporativa também são observados.

O desempenho do Índice de Ações Tech Brasil, replicado pelo TECB11 mede diariamente o desempenho do setor e está disponível em: https://www.tevaindices.com.br/nossos-indices/indice-de-acoes-tech-brasil

Crescimento

Em menos de um mês do começo das negociações, o ETF TECB11, já conta com 3.000 cotistas. O fundo pode ser adquirido em home broker de qualquer corretora ou banco e possui negociação diária média de R$ 636 mil por dia. Desde o início, o patrimônio líquido cresceu 15%.

Para Gabriel Verea, CEO da Teva Indices, a vantagem de um índice que reflete um setor como o de tecnologia é poder investir em empresas de alto crescimento sem ficar preso às especificidades de cada companhia.

“O Índice de Ações Tech Brasil teve valorização de 119,3% entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, ante 21,9% do benchmark de mercado. Na média, o mercado de capitais brasileiro é muito concentrado em empresas ligadas a commodities e ao setor bancário. Mas tecnologia tem ganhado espaço: foi responsável por mais de uma dezena de IPOs desde 2019”, exemplifica.

Nos Estados Unidos, principal mercado de capitais do mundo, as empresas tech tornaram-se, em cerca de duas décadas, as principais companhias das bolsas de valores locais. No Brasil a tendência é a mesma e pode ser observada na própria carteira do índice que conta com empresas que transformaram seus mercados por meio da tecnologia.

“Uma das vantagens dos ETFs é que eles dão ao investidor autonomia para fazer alocações táticas de acordo com suas próprias teses. É possível usar diferentes estratégias de diversificação ou aproveitar setores em expansão, por exemplo. Esse é um dos motivos que tem feito os ETFs, que são fundos indexados, tornarem-se o maior meio de investimento no exterior e ganharem espaço no Brasil nos últimos anos”, explica Verea.

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias próprias para criar e manter estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 100 índices de ações, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.

Para mais informações, acesse https://www.tevaindices.com.br/.