Teva Indices anuncia lançamento de ETF de micro e small caps

12/11/2021

O TRIG11 é composto por 91 ativos de 16 setores do mercado, com empresas como Kepler Weber, Brasilagro, Camil, BR Partners e Ambipar

São Paulo, 12 de novembro de 2021 - A Teva Indices, pioneira no Brasil em prover índices para ETFs (Exchange Traded Funds), anuncia nesta sexta-feira (12) em parceria com a Trígono Capital o início das negociações em bolsa do ETF Trígono Teva Ações Micro Cap / Small Caps Fundo de Índice, disponível para negociação sob o ticker TRIG11**.**

O TRIG11 é o primeiro fundo do tipo ETF da Trígono, gestora com mais de R$ 2 bilhões sob gestão e 90 mil cotistas. O fundo tem como objetivo facilitar a alocação ágil e diversificada nas menores empresas da bolsa. Com uma carteira teórica que, em seu lançamento, conta com cerca de 91 ativos, esse é o primeiro ETF a cobrir a chamada “cauda longa” da bolsa.

Para a composição do índice, são selecionadas as menores companhias, que cobrem 5% da capitalização de mercado da bolsa. Para garantir sua replicabilidade, o índice da Teva Indices também observa fatores de liquidez, como 100% de presença de negociação nos pregões dos últimos dois meses. O índice também conta com filtros ESG ao excluir empresas dos setores de tabaco e armamentos, empresas com patrimônio líquido negativo ou que não publicam seus demonstrativos financeiros nos prazos regulatórios.

A carteira do Índice de referência permite que o investidor tenha acesso a companhias de menor porte e que não são contempladas nem pelo principal índice do mercado nem pelo índice destinado às small caps atualmente disponível no mercado.

“Com uma sobreposição de peso de apenas 0,5% com o Ibovespa, o TRIG11 permite uma cobertura complementar do mercado acionário brasileiro”. Gabriel Verea, CEO da Teva Indices, ressalta que o ETF “é uma forma simples de diversificação da carteira e exposição a muitas empresas que acabam de fora dos portfólios dos investidores”.

Segundo Frederico Mesnik CEO e sócio cofundador da Trígono Capital “o TRIG11 é o único ETF small caps do mercado com estratégia genuinamente micro e small caps”.

Fundos de micro e small caps se destacam no mercado com alta performance

Até o dia 14 de outubro de 2021, o índice Teva Ações Micro Caps acumulou um retorno de 20,4% em 12 meses, ante 12,0% e 14,9% dos índices de small caps e Ibovespa, respectivamente.  A taxa de administração do TRIG11 é de 0,6% ao ano.

Atualmente, a carteira abrange 16 setores do mercado e cerca de 91 companhias. Dentre elas, estão empresas ligadas mais diretamente ao setor produtivo e negócios - como Kepler Weber, Marcopolo, Randon, Brasilagro e Vulcabras até marcas de consumo mais conhecidas pelo público – caso de Camil, Marisa, C&A, CVC, Burger King e Track & Field, e muitas novatas oriundas da IPOS recentes como Espaçolaser, Ambipar, 3 Tentos, BR Partners, Clearsale e Eletromidia entre muitas outras.

Alguns dos principais filtros na seleção dos ativos incluem empresas que possuem liquidez mensal superior a R$ 50 milhões e free float maior do que 20%; que não estejam passando por processos de recuperação judicial.

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias próprias para criar e manter estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 100 índices de ações, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.

Para mais informações, acesse https://www.tevaindices.com.br.

Sobre a Trígono Capital

Criada em outubro de 2017, a Trígono Capital é uma gestora de recursos independente, especializada em small caps. Seus sócios cofundadores, Werner Roger e Frederico Mesnik, têm respectivamente cerca de quatro e três décadas de experiência no mercado financeiro. A Trígono adota a metodologia de Valor Econômico Adicionado (EVA, na sigla em inglês) como principal ferramenta de avaliação das empresas em que investe. As melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) e os dividendos completam os três vértices utilizados na filosofia e práticas de investimento da Trígono. Atualmente, a Trígono Capital possui sete alternativas de fundos disponíveis, são eles: Trígono Flagship 60, Trígono Delphos Income ², Trígono Verbier³, Trígono 70 Prev, Trígono Icatu 100 Prev Fia, Trígono Power & Yield⁴ e o Trígono Horizont Micro Cap FIA. A Trígono não utiliza alavancagem financeira e nem derivativos em seus fundos e nem pratica o market timing, que se orienta pela adivinhação da direção do mercado.

Mais informações nos sites www.trigonocapital.com  e www.trig11.com.