Teva Indices e BTG lançam ETF focado em empresas brasileiras de commodities

30/11/2021

Inédito no Brasil, fundo de índice reúne 29 empresas brasileiras responsáveis por 97% das exportações de commodities do país

São Paulo, 30 de novembro de 2021 – A Teva Indices, pioneira na criação de índices para ETFs no Brasil, anuncia nesta terça-feira em parceria com o Banco BTG o lançamento do ETF BTG Pactual Teva Ações Commodities Brasil Fundo de Índice (CMDB11), fundo que replica o índice Teva Ações Commodities Brasil, negociado em bolsa. O ETF reúne 29 empresas brasileiras de commodities responsáveis por 97% das exportações do setor. O ETF CMDB11 é o primeiro fundo de índice de ações de commodities do mercado brasileiro e o sexto ETF desenvolvido e lançado pelo BTG Pactual.

Dentre as companhias que compõem o ETF, estão empresas que atuam em mineração e metalurgia, carnes e derivados, papel e celulose, açúcar e álcool, extração de petróleo e produção agrícola.

Entre julho de 2016 e outubro de 2021, o índice acumulou uma performance de 254,4% contra 98,2% do Ibovespa no mesmo período.

“Um índice baseado em empresas produtoras e exportadoras de commodities é uma forma inovadora de olhar um setor tão relevante da economia brasileira. São poucos países que comportam uma estratégia semelhante”, afirma Gabriel Verea, CEO da Teva Indices.

Atualmente, as commodities representam 65% das exportações brasileiras. No mercado global, o Brasil representa 50% do comércio mundial de soja, 13,4% da produção global de carnes e 4% da produção de petróleo.

“O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities no mundo, que segue com tendência de alta puxada pela recuperação da demanda internacional. O ETF CMDB11 nasce como ótima alternativa doméstica para diversificar os investimentos, apostando em um setor atrelado à economia global, com receita dolarizada”, afirma Will Landers, sócio e head de renda variável da BTG Pactual Asset Management.

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias próprias para criar e manter estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 100 índices de ações, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.

Para mais informações, acesse https://www.tevaindices.com.br/

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde sua criação, em 1983, o BTG Pactual tem sido administrado com base na cultura meritocrática de partnership, com foco no cliente, excelência e visão de longo prazo. A instituição se consolidou como uma das mais inovadoras do setor, tendo conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, conta com mais 4 mil colaboradores em escritórios espalhados pelo Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Para mais informações, acesse http://www.btgpactual.com.