Teva Indices e Safra lançam o primeiro ETF de diversidade de gênero da bolsa brasileira

08/03/2022

Inédito no Brasil, ETF seleciona empresas com maior diversidade de gênero nas diretorias, conselhos e outros colegiados de liderança

São Paulo, 08 de março de 2021 – A Teva Indices, pioneira na criação de índices para ETFs no Brasil, anuncia nesta terça-feira, em parceria com o Banco Safra, o lançamento do ETF Mulheres na Liderança (ELAS11). O ETF replica o índice Teva Mulheres na Liderança e é o primeiro fundo de índice de diversidade de gênero focado no mercado brasileiro.

Com alta correlação com o Ibovespa o ELAS11 permite ter exposição à bolsa de forma diversificada, porém investindo apenas em empresas que têm maior participação de mulheres na liderança. Para criação do índice de referência, são levadas em consideração as composições de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretoria Executiva, Comitês de Gestão e outros.

A Teva Indices é a única a medir quantitativamente a presença de mulheres na governança de todas as empresas brasileiras listadas. “Medir quantitativamente a representatividade de gênero é importante para dar visibilidade à desigualdade, para dar mais transparência. Com esse tipo de informação, é possível fazer investimentos mais alinhados às próprias visões e convicções pessoais”, avalia Gabriel Verea, CEO da Teva Indices.

Atualmente, Das 7.882 vagas em colegiados de liderança nas empresas brasileiras listadas, apenas 1.158 são ocupadas por mulheres. Esse gap tem diminuído lentamente, com aumento de apenas 5,5% na representatividade feminina nos últimos 5 anos.

O índice Teva Mulheres na Liderança nasceu com o propósito de medir para mudar. Para isso, cobre todos os cargos de liderança de todas as empresas listadas na B3, sendo a maior base sobre diversidade de gênero do Brasil. O índice também atribui pontos para as empresas que estão contratando ou promovendo mais mulheres a esses cargos e penaliza empresas sem mulheres ou com uma tendência de diminuição da representatividade.

Através do ELAS11, que replica o índice Teva, o investidor pode ter seus investimentos alinhados aos seus valores e princípios pessoais, influenciando a busca da igualdade de gênero dentro da liderança das maiores empresas brasileiras.

O ETF ELAS11 chega ao mercado no dia 08/03/2022, Dia Internacional da Mulher, e está disponível ao investidor geral, com investimento mínimo de R$ 100 e taxa de administração de 0,50% ao ano.

Medir para mudar

A Teva Indices conta com a maior e mais atualizada base quantitativa ESG do Brasil. Produzimos o primeiro estudo quantitativo de presença de mulheres na composição de conselhos, diretorias e comitês de todas as empresas brasileiras de capital aberto. São mais de 5 anos de histórico e 150.000 cargos analisados para cobertura integral das empresas listadas.

O Score Teva Mulheres na Liderança atribui uma pontuação para cada uma das empresas brasileiras com ações negociadas na B3. Sua metodologia leva em conta a participação de mulheres em todos os órgãos de governança, cobrindo quase 8.000 posições mensalmente. Os resultados dos estudos estão disponíveis publicamente no website da Teva Indices no seguinte link: ESG Mulheres na Liderança - Teva Indices

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias próprias para criar e manter estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 150 índices de ações, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.

Para mais informações, acesse https://www.tevaindices.com.br/