Rebalanceamento do Índice Teva Mulheres na Liderança: 16 novas companhias integram o índice

13/07/2022

A nova carteira entrou em vigor neste mês e reflete a melhora da diversidade de gênero na governança das empresas

São Paulo, 13 de julho de 2022 – A Teva Indices, empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro, anuncia a nova composição do índice Teva Mulheres na Liderança, que seleciona as companhias com maior participação de mulheres em órgãos de governança.  O índice é replicado pelo ETF ELAS11, que foi lançado em março deste ano e é o primeiro fundo de índice ESG focado na diversidade de gênero no mercado brasileiro. O ELAS11 é gerido pela Safra Asset e negociado na B3.

No rebalanceamento de julho, 16 companhias aumentaram o número de mulheres na liderança e ingressaram na carteira do índice, são elas: WEG, Suzano, Vibra Energia, Energisa, Metalúrgica Gerdau, Sul América, CPFL, Grupo Soma, Arezzo, Auren Energia, Via, AES Brasil, Aliance Sonae, Grupo Matheus, Gol Linhas Aéreas e Positivo Tecnologia.

O ETF ELAS11 permite uma exposição ampla e diversificada à bolsa, porém investindo apenas nas empresas que têm maior participação de mulheres em cargos de liderança. Para composição da carteira a ponderação é feita pelo valor de mercado em circulação das companhias, o que torna o índice correlacionado com o mercado e um bom substituto do índice amplo.

Por meio do ELAS11 o investidor pode ter seus investimentos alinhados aos seus valores e princípios pessoais, influenciando a busca da igualdade de gênero na liderança das maiores empresas brasileiras.

No acumulado entre julho de 2016 (início do índice) e o fechamento de junho deste ano, o índice Teva Mulheres na Liderança valorizou 95,5%, contra 88,7% do Ibovespa.  Já em 2022, acumulou retorno de -5,7% até o dia 12/07, contra -6,2% do Ibovespa no mesmo período.

Para conhecer mais sobre o Índice Teva Mulheres na Liderança acesse Índice Teva Mulheres na Liderança - Teva Indices e para mais informações sobre o ETF ELAS11, confira o site ETF Safra Mulheres na Liderança - ELAS11 | Banco Safra.

Medir para mudar

As mudanças na carteira do índice são reflexo da melhora da diversidade de gênero na liderança das companhias. O Score Teva Mulheres da Liderança médio das empresas elegíveis subiu de 21,2 para 22,7. O Score de 50 representa igualdade na quantidade de homens e mulheres em cargos de liderança.

O caminho para igualdade ainda é longo, mas os dados revelam uma evolução. Todos os órgãos de governança acompanhados apresentaram maior presença de mulheres quando comparados com o último rebalanceamentos, em abril deste ano.

Além disso, neste rebalanceamento o índice revelou que o número de companhias com pelo menos uma mulher nos conselhos de administração atingiu a marca inédita de 69%. Uma evolução, considerando que em 2020 esse número era de 56% e em 2016 de apenas 36%.  Ainda assim, essa melhora não é refletida em todos os colegiados de liderança: mais de 57% das empresas ainda não contam com mulheres nos conselhos fiscais, diretorias e comitês de auditoria.

O Score Teva Mulheres na Liderança atribui uma pontuação para cada uma das empresas brasileiras com ações negociadas na B3. Sua metodologia leva em conta a presença de mulheres na composição de conselhos, diretorias e comitês de todas as empresas brasileiras listadas que atendem a critérios mínimos de liquidez e valor de mercado. São mais de cinco anos de histórico, 150.000 cargos mapeados e cobertura mensal de 8.000 posições.

Para saber mais sobre o Índice Teva Mulheres na Liderança e conferir o estudo completo, acesse o site Índice Teva Mulheres na Liderança - Teva Indices.

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias próprias para criar e manter estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 150 índices de ações, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.

Para mais informações, acesse https://www.tevaindices.com.br/