19 companhias integram o Índice de Ações Tech Brasil no rebalanceamento de janeiro de 2023

11/01/2023

O índice, replicado pelo ETF TECB11 é o único a investir em empresas de tecnologia brasileiras listadas no Brasil e no exterior.

São Paulo, 11 de janeiro de 2023 - No último dia 03/01 passou a vigorar a nova composição do Índice de Ações Tech Brasil, calculado pela Teva Indices. O índice, que seleciona todas as empresas do setor de tecnologia brasileiras ou com parte relevante de suas atividades no Brasil, é replicado pelo TECB11, ETF gerido pela Magnetis e listado para negociação na B3.

A nova carteira do índice é composta por 19 emissores que atuam em diferentes áreas do setor de tecnologia, como financial deepening (51,8%), e-commerce (31,3%), produção e comercialização de software (13,1%) e hardware e equipamentos de tecnologia (3,8%).

Por investir também em BDRs, o índice referenciado pelo ETF é o único da bolsa brasileira a selecionar empresas que fizeram IPO fora como Nubank (NUBR33), XP Inc (XPBR31) e Stone (STOC31) e empresas que migraram para bolsas estrangeiras, como Banco Inter (INBR32). Atualmente cerca de 65% da carteira do índice é composta por empresas listadas fora do Brasil.

Além disso, o portfólio também conta com grandes varejistas, que representam parte relevante do ecossistema de vendas digitais no Brasil, como Mercado Livre (MELI34), Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VIAA3).

Exposição por emissor

Ativo Emissor Peso no rebalanceamentos (jan/23)
MELI34 MERCADOLIBRE INC 20,0%
NUBR33 NU HOLDINGS LTD 20,0%
XPBR31 XP INC 15,8%
TOTS3 TOTVS SA 9,1%
STOC31 STONECO LTD 7,9%
MGLU3 MAGAZINE LUIZA SA 5,0%
CIEL3 CIELO SA INSTITUICAO DE PAGAMENTO 3,8%
AMER3 AMERICANAS SA 3,7%
BOAS3 BOA VISTA SERVICOS SA 2,6%
VIIA3 VIA SA 2,5%
INTB3 INTELBRAS SA IND DE TELEC ELETRONICA BRASILEIRA 2,3%
LWSA3 LOCAWEB SERVICOS DE INTERNET SA 1,8%
INBR32 INTER CO INC 1,5%
MLAS3 MULTILASER INDUSTRIAL SA 1,2%
BMOB3 BEMOBI MOBILE TECH SA 0,8%
SQIA3 SINQIA SA 0,7%
CASH3 MELIUZ SA 0,5%
POSI3 POSITIVO TECNOLOGIA SA 0,4%
MODL3 BANCO MODAL SA 0,4%

Por conta de sua composição, o índice replicado pelo TECB11 permite ao investidor capturar o “gap” existente entre a valorização do setor de tecnologia nacional e a média do mercado. Isso porque o índice amplo de ações da bolsa brasileira tem apenas 2,1% de sua composição de empresas de tecnologia.

Fundos com foco em tecnologia já são amplamente adotados em mercados internacionais. O TECB11 é o primeiro ETF a replicar um índice de empresas de tecnologia brasileiras e já conta com mais de 7 mil cotistas.

Sobre o Índice

São elegíveis para o Índice de Ações Tech Brasil ações, units e BDRs listadas na B3 e que atendem a critérios de volume de negociação, capitalização de marcado e free float. Cada empresa pode ter uma participação máxima de 20% na carteira teórica. O rebalanceamento é trimestral e critérios de governança corporativa também são observados.

O desempenho do Índice de Ações Tech Brasil, replicado pelo TECB11, mede diariamente o desempenho do setor e está disponível em: https://www.tevaindices.com.br/nossos-indices/indice-de-acoes-tech-brasil

Sobre a Teva Indices

A Teva Indices é uma empresa especializada na criação de índices para ETFs e ESG data brasileiro. Fundada em 2019, a Teva desenvolve metodologias e estratégias de investimento em diversos segmentos do mercado brasileiro. A Teva também é a primeira a medir de forma quantitativa e sistemática fatores ESG e indexar carteiras multi-ativos. Atualmente a Teva Indices calcula diariamente mais de 150 índices de ações, criptoativos, smart betas, títulos do governo, debêntures, fundos imobiliários, ESG, dentre outros.

Para mais informações, acesse https://www.tevaindices.com.br